SANTOS, Joel; NUNES, Diogo; PADNEVYCH, Ruslan e QUARESMA, José Carlos (2021) –A Inteligência Artificial na Identificação de Artefactos Cerâmicos: AmphoraeFinder, um estudo de caso. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 24 (2): 103-112. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Apresentação do projeto Amphoraefinder, que visa facilitar o trabalho dos arqueólogos na classificação de ânforas romanas pelo recurso a modelos de Inteligência Artificial, especificamente Redes Neuronais.

A classificação de imagens de fragmentos de formas específicas permite uma primeira aproximação à identificação automática de diferentes produções lusitanas.

Descrita a metodologia seguida, os resultados mostram que o modelo construído tem já uma elevada capacidade de classificação de fragmentos das formas Almagro 51C, Dressel 14 e Lusitana 3. Uma precisão geral de 92 % autoriza a intenção de promover a sua rápida expansão, não só a outras classes de ânforas, mas também a outras tipologias cerâmicas.

 

Palavras-chave: Arqueologia; Informática; Metodologia; Ânforas.

 

[voltar ao índice]