CASIMIRO, Tânia (2021) –Por Que Precisam o(a)s Arqueólogo(a)s de Teoria Arqueológica nas Obras?. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 24 (2): 88-97. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

A teoria arqueológica permite compreender as relações humanas, as suas diversidades e peculiaridades locais e regionais e, sobretudo, estabelecer conexões entre o passado e o presente. Apesar disso, em Portugal, a Arqueologia de obra, que corresponde hoje à maioria dos trabalhos arqueológicos realizados, é muitas vezes vista como desprovida de teoria.

Pelo contrário, a autora crê impossível qualquer análise arqueológica onde a teoria não esteja em acção, e alinha vários desafios teóricos enfrentados todos os dias por centenas de arqueólogo(a)s que trabalham em Arqueologia de obra no país. No geral, promove o debate sobre uma dúvida mais comum do que seria desejável no seio de uma classe profissional pouco consciente da sua importância: “Mas por que é que nós precisamos de teoria para ir acompanhar valas?” A resposta é exigente e desafiadora.

 

Palavras-chave: Teoria arqueológica; Arqueologia de emergência; Metodologia.

 

[voltar ao índice]