PEREIRA, Teresa Rita (2021) –As Representações de Animais na Baixela Metálica Tardo-Republicana: o exemplo de Cabeça de Vaiamonte (Monforte, Portugal). Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 24 (2): 19-32. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Cabeça de Vaiamonte (Monforte) é um dos sítios arqueológicos portugueses mais emblemáticos enquanto testemunho dos alvores da “romanização”. A chegada precoce de elementos forâneos, essencialmente itálicos, é justificada pela ocupação militar/militarizada daquele oppidum.

O expressivo conjunto de fragmentos de baixela metálica que ali foi recuperado é suficientemente elucidativo de uma ocupação por altura das guerras sertorianas, ainda que dissociada de contextos estratigráficos seguros.

A diversidade de elementos de baixela metálica oferece-nos ainda um interessante lote iconográfico, do qual se destaca de modo absoluto o tema das representações zoomórficas, especialmente o das representações de ornitomorfos enquanto símbolos da república romana.

 

Palavras-chave: Época Romana; Baixela; Cobre; Representação zoomórfica; Iconografia.

 

[voltar ao índice]