RAPOSO, Jorge e SANTOS, Cézer (2021) –Olaria Romana da Quinta do Rouxinol (Corroios, Seixal): o mundo animal nas cerâmicas locais e exógenas. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 24 (2): 9-18. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

A representação animal nas cerâmicas da olaria romana da Quinta do Rouxinol (Seixal), em peças aí chegadas por via das intensas relações sociais e comerciais com outros pontos do Império ou produzidas localmente.

Nas primeiras incluem-se duas taças/tigelas de terra sigillata africana da forma Hayes 52b decoradas com representações de peixes, naturalistas ou estilizadas; nas segundas uma escultura zoomórfica de produção local que representa um animal da subfamília Bovinae.

O pequeno bovídeo terá tido funções lúdicas ou remeterá para um simbolismo que hoje não apreendemos totalmente. Simbólica foi seguramente a intenção do oleiro norte-africano que decorou com peixes loiça de mesa de larga difusão, de modo a reforçar o seu utilitarismo com a linguagem visual que contribuiu para expandir o Cristianismo nos séculos IV e V d.C.

 

Palavras-chave: Época Romana; Cerâmica; Representação zoomórfica; Iconografia; Cristianismo.

 

[voltar ao índice]